quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

1228 LAMARCK pelo exercício os órgãos se desenvolvem e se aperfeiçoam

DEZEMBRO 28. Lamarck: a evolução das espécies dos unicelulares até o homem.

LAMARCK
Jean-Baptiste-Pierre-Antoine de Monet, Cavaleiro de Lamarck
(nasceu em 1744, em Bazentin-le-Petit, Picardie, França; morreu em 1829, em Paris)

BOTÂNICO E ZOÓLOGO FRANCÊS ENTRE OS PRIMEIROS EVOLUCIONISTAS


FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um  CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, por meio da pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos anais da história. Observações específicas completam o conhecimento da Filosofia geral, na arte, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento laico que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo teórico puro e aplicado sobre o mundo e sobre o próprio homem. A sabedoria passou a ter como referência o bem da sociedade, um ponto de vista humanista. A referência passou a ser a lei dos homens e não mais a lei dos deuses, dos livros sagrados.
Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não aos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres.

ESTA SEMANA apresenta a Biologia em Harvey e nos seus sucessores.
Encontram-se Boerhaave e Sthal, os chefes respectivos da escola mecânica e da escola espiritualista em Biologia.
Lineu e Bernard Jussieu lembram os principais problemas em relação às classificações dos seres vivos. Lamarck e Blainville que alargaram o horizonte do Método Comparativo nos fenômenos da vida.
Broussais, que fez a integração da Patologia na Fisiologia. Gall preside esta semana como o primeiro investigador do grande problema biológico das funções cerebrais, que faz a passagem da ciência abstrata dos seres vivos para as Ciências Humanas puras, isto é, abstratas da Sociologia e da Psicologia propostas por Augusto Comte. O chefe da semana é Gall, que a encerra.

Ver em 1203 01 dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT  A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.


LAMARCK nasceu em família nobre em Bazentin, na Picardie, em 1744. Ele estudou com os jesuítas em Amiens e aos 17 anos entrou para o exército e serviu contra os ingleses e os holandeses. Depois foi estudar medicina em Paris.
Concentrou-se no estudo da Botânica e apresentou um sistema de classificação das plantas intermediário entre o sistema de Jussieu e o de Lineu. Apresentado na Academia de Ciências de Paris, chamou a atenção de Buffon.
Durante a Revolução Francesa, ele fez a guarda dos jardins reais, como adjunto de Daubenton. Na instituição do Museu de História Natural de Paris em 1793 ele foi nomeado professor de Zoologia com Geoffroy Saint-Hilaire e Lacépède. Lamarck lecionou a classe dos invertebrados, então representados pelos insetos e vermes. Em 1801 ele publicou o Sistema dos animais sem vértebras, mais tarde ampliado com outros textos entre 1815 e 1822. Lamarck morreu em 1829 com 86 anos de idade.
Foi em 1809 que Lamarck publicou um tratado de grande interesse, com o nome de Filosofia Zoológica que continha a afirmação de que as espécies animais não eram absolutamente constantes, mas que elas poderiam se modificar ao longo de longos períodos; e, ainda, ali estabelecia quatro causas que explicariam sua transformação.
Muito antes vários pensadores haviam sugerido a evolução dos organismos vivos, como Bufforn, Montesquieu, Maupertuis. Lamarck foi o primeiro que traçou um diagrama da evolução, uma escala que vai dos organismos unicelulares até os mamíferos e o homem.
Lamarck explicava que a transformação gradual das espécies em outras seria efetuada por efeito do aumento ou diminuição do exercício. Os órgãos crescem pelo exercício e se atrofiam pela falta de uso. Essa modificação seria num sentido ou no outro transmitida pela hereditariedade.
Uma alteração no meio ambiente determinando uma mudança nas necessidades do animal, exigindo um emprego diferente da musculatura, resultaria modificação na estrutura do seu corpo. Se o território em que vive se torna um pântano, ou se as árvores altas impedem a alimentação com as suas folhas, implicariam na alteração do corpo do animal. O acúmulo dos efeitos pequenos produziria, com o correr do tempo, alteração formas diferentes que seriam novas espécies. No caso dos animais representados nos monumentos do Egito antigo eles não se alteraram por ser o prazo de 3000 ou 4000 anos apenas um instante muito curto comparado com a história da vida sobre a terra.
As contribuições de Lamarck para a biologia são muito importantes. Ele acreditava na evolução numa época em que não existiam muitos conhecimentos para sustentar essa teoria. Defendeu ainda que a função precede a forma, uma ideia controvertida na sua época. Lamarck foi o naturalista francês do século XIX que, de fato, introduziu o termo biologia na literatura científica.
A discussão levantada pela teoria da evolução de Lamarck motivou o estudo de um dos maiores problemas da Biologia, o poder do homem de modificar os organismos dos seres vivos.
Hoje podemos dizer, com base em novas evidências, que, em Biologia toda forma de vida deve ser considerada como uma evolução, não como uma criação. E a evolução também é a forma de existência da sociedade humana, numa evolução muito mais complexa, extensa e gradual, em fases sucessivas harmoniosas, bem explicadas pela Sociologia, com base na filosofia da história.

AMANHÃ: A teoria geral da vida saudável-a doença apenas é a alteração de intensidade normal: FRANÇOIS BROUSSAIS.

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