DEZEMBRO 27. HALLER: as bases da fisiologia como estudo integrado da dinâmica do ser vivo.
HALLER
Albrecht Von Haller
(nasceu em 1708, em Berna, Suíça; morreu em 1777, em Berna, Suíça)
MÉDICO E CIENTISTA SUÍÇO PRECURSOR DA FISIOLOGIA EXPERIMENTAL
FILOSOFIA DA HISTÓRIA.
Este Calendário Filosófico tornou-se um CURSO DE FILOSOFIA DA HISTÓRIA, por meio da pesquisa inteligente da evolução social pela análise dos anais da história. Observações específicas completam o conhecimento da Filosofia geral, na arte, na tecnologia e na teoria política aplicada.
O Calendário Histórico mostra a espontânea, oscilante, irregular, mas contínua evolução cultural em todos os aspectos da sociedade, no aspecto afetivo, intelectual e prático. O que é feito por meio pelo estudo das maiores figuras humanas. Assim os princípios científicos são demonstrados e comprovados por sua observação e fundamentação empírica nos registros históricos.
Indica o calendário a maravilhosa faculdade criadora da sociedade para o melhoramento da vida humana. Tanto antes como depois do fim do feudalismo da guerra de defesa e do fim do poder político do papa e da religião medieval. É devido ao desenvolvimento enciclopédico do conhecimento laico que prepara a nova civilização pacífica e industrial moderna. São os cientistas da nova civilização, pensadores que antes eram teólogos e metafísicos e passam ao saber firme comprovado, isto é, ao saber positivo teórico puro e aplicado sobre o mundo e sobre o próprio homem. A sabedoria passou a ter como referência o bem da sociedade, um ponto de vista humanista. A referência passou a ser a lei dos homens e não mais a lei dos deuses, dos livros sagrados.
Deve-se notar que os maiores progressos da ciência feitos na modernidade foram nas teorias abstratas puras, isto é, relativas aos fenômenos e não aos seres. Foi a descoberta das leis abstratas imutáveis dos fenômenos no meio da permanente mudança da variável realidade concreta dos seres.
ESTA SEMANA apresenta a Biologia em Harvey e nos seus sucessores.
Encontram-se Boerhaave e Sthal, os chefes respectivos da escola mecânica e da escola espiritualista em Biologia.
Lineu e Bernard Jussieu lembram os principais problemas em relação às classificações dos seres vivos. Lamarck e Blainville que alargaram o horizonte do Método Comparativo nos fenômenos da vida.
Broussais, que fez a integração da Patologia na Fisiologia. Gall preside esta semana como o primeiro investigador do grande problema biológico das funções cerebrais, que faz a passagem da ciência abstrata dos seres vivos para as Ciências Humanas puras, isto é, abstratas da Sociologia e da Psicologia propostas por Augusto Comte. O chefe da semana é Gall, que a encerra.
Ver em 1203 01 dezembro 03, o QUADRO DO MÊS DE BICHAT A Ciência Moderna com os grandes nomes representativos da evolução social da ciência.
HALLER nasceu em Berna, na Suíça, em 1708. Seu pai, que era um famoso advogado, tinha a intenção de fazer dele um padre. Mas como ele desde cedo mostrou gostar do estudo científico, foi mandado para Tübingen para estudar anatomia e medicina. Em 1725 foi para Leiden, onde Boerhaave dava suas aulas de medicina e Albinus ensinava anatomia e cirurgia. Haller estudou em seguida em Londres, Oxford e Paris, retornando à Suíça para estudar matemática com Jean Bernoulli em Bale, em 1735 começando a praticar medicina em Berna. Em 1736 foi convidado a lecionar medicina, cirurgia, anatomia e botânica na Universidade de Göttingen, na Alemanha, onde permaneceu por 18 anos. Com sua saúde delicada teve de voltar a Berna, onde continuou sua vida de pesquisador até sua morte em 1777.
Os textos publicados de Haller chegam perto de 200 obras. Eles cobrem todas as formas da literatura, compreendendo trabalhos relativos a várias ciências. Suas pesquisas foram muito numerosas. Ele criou um sistema de classificação que rivalizava com o sistema de Lineu. Recolheu materiais para uma flora completa da Suíça, fazendo escaladas penosas e perigosas nas montanhas para extensas pesquisas da vegetação dos Alpes. Deixou muitas observações importantes na embriologia, nos movimentos do coração, da respiração e na formação dos ossos.
Entre suas maiores pesquisas se encontra o conhecimento da sensibilidade e da irritabilidade nervosa e muscular, uma das bases da fisiologia que se então começava a ser formada. Agrupando os fenômenos dos corpos vivos em torno desses dois princípios, Haller preparou o caminho para a concepção geral da Biologia como a ciência abstrata distinta da Física e da Química. A Biologia passando a ser considerada como dependente dessas ciências, mas tendo suas próprias leis. Na instituição da Biologia, Albrecht von Haller tem uma posição de destaque por suas pesquisas e suas grandes contribuições, em especial na Fisiologia.
A Fisiologia estuda as leis de FUNCIONAMENTO do ser vivo. Ao passo que a Anatomia estuda as leis da estrutura, do arcabouço estático, a Fisiologia estuda os fenômenos dinâmicos. É semelhante à diferença entre a ESTÁTICA e a DINÂMICA na Mecânica Racional, um dos departamentos da Matemática. A Estática trata dos acontecimentos ou fenômenos que ocorrem simultaneamente, que não variam com a passagem do tempo, como, por exemplo, as leis da alavanca. A Dinâmica trata dos acontecimentos de sucessão, que se sucedem, que se alteram com a passagem do tempo, como a queda de um corpo, em velocidade variada.
Em Sociologia acontece o mesmo. A Estática Social é o estudo das leis da estrutura da sociedade, tal como a lei de Aristóteles que diz que “toda sociedade tem a divisão dos ofícios, ou a especialização e tem a convergência dos esforços, isto é, o governo”. Essa lei indica que, em qualquer sociedade, não há igualdade, e não pode haver ausência de governo, não pode haver a anarquia.
A identificação da noção de Estático e Dinâmico é uma noção importante em filosofia. E chega-se a descobrir que nas ciências existem leis estáticas e existem leis dinâmicas. A Fisiologia estuda, portanto, os fenômenos dinâmicos nos seres vivos, como o metabolismo, a crescimento, a reprodução, a excitação e contração.
Provavelmente estudos prévios de fisiologia foram feitos em torno do ano 300 aC pelo médico grego Herophilus. Só muito tempo depois é que Haller forneceu importantes subsídios para Fisiologia, junto com seu professor, Hermann Boerhaave, lançando as bases do estudo integrado da dinâmica do ser vivo. Haller foi o primeiro cientista a descobrir os fenômenos de sensibilidade e de contratilidade.
Com base em mais de 500 experiências, 180 próprias, Haller mostrou que a irritabilidade é uma propriedade específica do músculo, um estímulo ali aplicado causando uma rápida contração. Mostrou ainda que a sensibilidade é uma propriedade específica dos nervos. Assim foram postos os fundamentos para a formação da Neurologia moderna.
AMANHÃ: Ele foi o primeiro a dar um esquema da evolução das espécies animais, desde os unicelulares até o homem: Lamarck.
Nenhum comentário:
Postar um comentário