segunda-feira, 12 de agosto de 2013

0813 01 02 03 QUADRO DO MÊS DE GUTENBERG A INDÚSTRIA MODERNA

13 DE AGOSTO: GUTEMBERG – MÊS DA INDUSTRIA MODERNA

Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
O CALENDÁRIO DOS GRANDES HOMENS para um ano qualquer OU
quadro concreto da preparação humana
O Calendário FILOSÓFICO dos grandes homens Apresenta a sucessão dos agentes NUM CALENDÁRIOconcreto documentado nos anais da história na evolução da sociedade humana.  a sucessão das funções sociais forma o calendário abstrato, relacionando funções como a sociabilidade, o casamento, a paternidade, as castas, o patriciado, o proletariado.

GUTENBERG   A INDÚSTRIA MODERNA
INDUSTRIA MODERNA, GUTENBERG e MARCO POLO

DESENVOLVIMENTO DA
INDUSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais obrigados a trabalhar na agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. É o que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Os trabalhadores libertados formam os novos profissionais modernos do comercio, da manufatura e de serviços.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
No fim da idade media os servos gradualmente foram libertados de sua fixação nos feudos, passando a viver nos burgos, em povoações formadas em torno das muralhas dos castelos e nas vilas. A atividade dos artesãos produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Desde a antiguidade a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com as perdas e com os lucros do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. O lucro no capitalismo é o pagamento do risco. No século XI na Europa ocidental a industria moderna foi instituída formando o sistema econômico do capitalismo. Que a seguir foi empregado com sucesso em todo mundo ocidental. Com a universalização dos negócios pela globalização o capitalismo está formalizado em todo mundo.
As chartes ou constituições jurídicas das vilas foram estabelecidas, as profissões se organizando em corporações e sindicatos. A nova classe dos chefes da indústria se formou, como necessária para a coordenação da produção em maior volume nas empresas com numerosos trabalhadores.
A atividade comercial se destacou. Formaram-se as corporações italianas de comerciantes e a liga Hanseática associada aos paises baixos.
Com a extensão da pesquisa e do ensino das ciências a utilização das forças naturais pelas maquinas se tornou habitual.
Finalmente a grande invenção da imprensa por Gutenberg completou a extraordinária e fundamental descoberta da escrita feita na antiguidade. A prensa acelerou a produção das cópias e assegurou a difusão rápida e permanente do pensamento através do mundo. A invenção é de fato um notável exemplo da substituição do trabalho manual pelo trabalho mecânico da máquina. Um invento importante para o progresso da sociedade humana.
Mais tarde as máquinas de prensagem tornaram-se equipamentos básicos para a produção industrial em grande volume em todos os ramos de atividade, na produção em série a muito baixo custo.
Nos primeiros tempos da nova classe dos chefes de empresa temos exemplos notáveis de relações amistosas entre eles e os seus trabalhadores. Jacques Coeur (1395-1456) e Come de Médicis o velho (1389-1464) se fizeram notar, no século XIV, como tipos esplendidos de chefes industriais.
Muitos autores demonstraram que a condição do trabalhador entre os séculos XIV e XVI pode ter sido melhor do que a condição de nossos dias. Mesmo notando que a riqueza hoje é muito grande. A capacidade de produção do homem é cada vez maior, com o um grande crescimento populacional.
A massa dos proletários nos países mais adiantados foi completamente incorporada à sociedade moderna. Os profissionais podem participar dos progressos intelectuais e tecnológicos e podem ter tempo livre para descanso e para a vida em família.

O mês de Gutenberg mostra o conjunto da capacidade dos humanos associados para modificar a natureza. Esse poder só pode ser obtido pelo conhecimento científico abstrato que indica as leis infalíveis a serem obedecidas na ação, assim esclarecendo a tecnologia e a energia aplicada à atividade. Ou seja, o sucesso consiste em obedecer às leis naturais para vencer os vários obstáculos encontrados na produção dos projetos. A nova visão científica do mundo permite a previsão na realização de todas as tarefas de produção.
A inteligência é assim definida: é a função cerebral que realiza as funções de visão, observação, para permitir a previsão, o projeto, para prover, para a oferta de bens e serviços. Ou seja, VER PARA PREVER AFIM DE PROVER.
Encontram-se neste mês os nomes dos navegadores e viajantes que nos revelaram a extensão de nosso planeta, inventores que souberam modificar a matéria em beneficio da sociedade dos homens. Estão aqueles que mediram o tempo com maior precisão, que aceleraram o trabalho de cálculo, os sábios na ótica, na termologia, na eletricidade, em química, de pioneiros na agricultura científica ou que manejaram as águas e o ar para nosso beneficio.
Como a força da inteligência esteve presente nas manifestações da força material, a presidência do mês é dada ao nome que nós identificamos com a invenção que propaga as produções intelectuais e garante a sua permanência, é dada a Gutenberg, o inventor da imprensa.


Calendário HISTÓRICO FILOSÓFICO
 para um ano qualquer; É UM
quadro concreto da preparação humana
MÊS DE GUTENBERG
A INDÚSTRIA MODERNA
LUNEDIA=segunda-feira; MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta; VENERDIA=sexta-feira.
Os nomes à esquerda são para o ano comum C; à direita, anos bissextos B.

Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos começam numa segunda-feira, terminando num domingo.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

A SEGUIR:
0813 02 C GUTEMBERG-excerto.
***********


EXCERTO DA BIOGRAFIA DE GUTEMBERG:
Excerto é fragmento, trecho.

0813 02 C  GUTENBERG  a idéia governa melhor  o mundo com a invenção da imprensa

13 DE AGOSTO. GUTENBERG: usa os tipos moveis metálicos com letras sempre iguais

GUTENBERG
João Gutenberg; Gutenberg, Johannes; Johann Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg
(nasceu em cerca 1400 em Mainz, Alemanha; morreu em 1480, em Mainz)

INVENTOR ALEMÃO AUTOR DA IMPRENSA COM TIPOS MÓVEIS METÁLICOS

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.

FORMAÇÃO DO
SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era demandado pelas necessidades imediatas. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo. Desde antiguidade o comercio a troca era feita em liberdade pelos proprietários das mercadorias que ficavam com as perdas e com os lucros do negócio. Essa forma natural de operação é o capitalismo, em que os meios para sua operação são de propriedade particular, o risco sendo remunerado pelo lucro. O lucro no capitalismo é o pagamento do risco.
................
Como a força da inteligência esteve presente nas manifestações da força material, a presidência do mês é dada ao nome que nós identificamos com a invenção que propaga as produções intelectuais e garante a sua permanência, é dada a Gutenberg, o inventor da imprensa.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.

GUTENBERG (1400-1480) nasceu em família nobre, cerca do ano de 1400 da nossa era, na cidade de Mainz, uma cidade com porto no oeste da Alemanha. O seu nome paterno é Gensfleisch, mas ele ficou conhecido como Gutenberg, nome de sua mãe.
O nome de Gutenberg, como chefe de mês, reúne a homenagem aos grandes inventores e exploradores no calendário um nome usado como divulgação da cultura da família humana, como proposto por Augusto Come.
GUTENBERG nasceu em família nobre, cerca do ano de 1400 da nossa era, na cidade de Mainz, uma cidade com porto no oeste da Alemanha. O seu nome paterno é Gensfleisch, mas ele ficou conhecido como Gutenberg, nome de sua mãe.
.................

...................
Nos dezesseis anos depois da impressão da primeira bíblia, em 1471, a arte da impressão já era praticada nas principais cidades da Alemanha e da Itália. Já em 1466 encontraram-se impressores em Colônia, na Alemanha, no ano seguinte em Roma. A partir de 1471 a técnica já era usada em Veneza, Florença, Nápoles, Bolonha e em Milão. Na Inglaterra, o primeiro livro impresso data de 1477, com atraso devido à guerra civil inglesa das duas Rosas, entre os anos 1455 e 1485.
A importância da invenção da imprensa tem o maior valor, porque, em tudo, as idéias governam o mundo. A força material serve somente para manter a ordem até que as idéias dominem os humanos e a liderança com elas, permita governar a sociedade em liberdade, com justiça e paz. Ou seja, com a ORDEM na manutenção das instituições e com o PROGRESSO do desenvolvimento. Com ORDEM E PROGRESSO.

NOTA: O que você leu acima é um trecho da Biogradia 
0813 02 C  GUTENBERG
VEJA ESTA BIOGRAFIA COMPLETA NO CALENDÁRIO FILOSÓFICO

*******************


EXCERTO DE   0813  03 C   MARCO POLO   relatos de viagens
Excerto é fragmento, trecho.

0813  03 C   MARCO POLO   relatos de viagens aos reinos e maravilhas do Oriente

13 DE AGOSTO: Marco Pólo   visita o rei mongol Kublai-Khan neto de Gengis-Khan

MARCO PÓLO
(nasceu em 1254, em Veneza, Itália; morreu em 1329, em Veneza)

GRANDE VIAJANTE E FAMOSO RELATOR DA EXPLORAÇÃO DA ÁSIA E DO MUNDO

A INDÚSTRIA MODERNA
Nos últimos anos da idade média foram libertados os servos da gleba, trabalhadores rurais ligados à agricultura do feudo e a seu barão. Entre os anos 700 e 1000 ocorre a libertação dos servos, que se tornam comerciantes e artesões na manufatura de bens de necessidade imediata. O que ocorre nos burgos, povoados formados fora das muralhas dos castelos. Nasce então a burguesia.
FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO DO CAPITALISMO
A atividade nos burgos pelos artesãos libertados do trabalho agrícola no feudo produzia o que era de necessidade imediata. Desse modo foi iniciada a organização inicial da indústria e do comercio.
A partir do século XI, a partir do ano 1001, na Europa católica já foi reconhecida a indústria moderna, instituída no sistema econômico do capitalismo.
...............
...............

Nesta primeira semana comemoramos os grandes exploradores por terra e por mar, que nos fazem conhecer a extensão do planeta. A influência do comércio sobre o governo político tem por tipos Jacques Coeur e Gresham. A aplicação da ciência abstrata à navegação se vê em Napier e Briggs.

NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.


MARCO POLO (1254-1329) é o antigo e dos maiores viajantes do mundo no fim da era medieval. Ele nasceu em família de nobres comerciantes de Veneza.
Perto da época do nascimento de Marco Polo, seu pai Nicolo e seu tio Maffeo fizeram uma viagem ao oriente, visitando a corte do rei dos tártaros Kublai-Khan (1215-1294). Esse rei sucedeu em 1259 a Magou como chefe de todo o povo dos tártaros e que estava, então, disposto a abrir seus vastos domínios aos mercadores da Europa.
Eles voltaram trazendo uma mensagem urgente de Kublai-Khan dirigida ao papa pedindo que lhe mandasse missionários. Ficaram pouco tempo e, em 1269, voltaram ao oriente, agora acompanhados de Marco Polo, então com 15 anos de idade.
.................
.................
Libertado em 1299, Marco Polo voltou para Veneza, onde continuou com o trabalho de comércio até sua morte em 1329.
O relato de Marco Polo chegou a ser posto em dúvida. Mas suas numerosas informações se tornaram inestimáveis quando Colombo e outros navegadores se preparavam para a procura de novos destinos. O genovês Cristóvão Colombo tinha uma tradução do livro de Marco Polo em latim. Ela está conservada até hoje, mostrando anotações escritas à mão nas margens. Os navegadores portugueses também estudavam as informações de Marco Polo quando decidiram procurar o caminho para as Índias. Os geógrafos, depois de duzentos anos, aproveitaram muitos dados de Marco Polo e a exatidão dos relatos, em geral, não foram desmentidos.
Marco Polo, afinal, muito colaborou na tarefa de conhecer o nosso planeta. O progresso, sempre, foi realizado pela colaboração dos membros da sociedade humana. O êxito dos trabalhos humanos é o resultado da colaboração social na longa evolução da raça desde a animalidade primitiva até a humanidade de nossos dias.


AMANHÃ: Empresário bem sucedido realiza o progresso do trabalhador: Jacques Coeur.

NOTA: O que você leu acima é um trecho da Biogradia 
0813 03 C  MARCO POLO
VEJA ESSA BIOGRAFIA COMPLETA NO CALENDÁRIO FILOSÓFICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário