29 DE
JANEIRO: A organização da primeira civilização militar. Dia de Hesíodo.
Aqui foi mostrado o resumo das biografias de Homero e de
Hesíodo. As biografias inteiras
podem ser vistas em 0129 01 e seguintes no endereço do
CALENDARIO FILOSOFICO:
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CALENDARIO FILOSOFICO
CIVILIZAÇÃO MILITAR. O politeísmo militar da Grécia
contra o politeísmo sacerdotal oriental, contra a teocracia estagnante.
Até
a civilização da Grécia antiga só havia grandes
impérios religiosos. Eram os estáveis e completos regimes religiosos teocráticos. Completos porque a visão
do mundo e da vida de sua teologia cobria sempre todos os aspectos da vida
social. Em outras palavras, a filosofia na
teocracia era enciclopédica, abrangendo todos os conhecimentos
humanos, no sentimento, na inteligência, na atividade, na arte, higiene,
saúde, psicologia, usos e costumes.
Ao
evoluir da adoração concreta dos
objetos no feiticismo primitivo, a sociedade humana passou à adoração abstrata dos astros e dos
deuses.
A importante classe
teórica dos professores e sacerdotes
foi criada para a interpretação dos poderes divinos. Essa classe por todo o
planeta toma então o poder político com o seu saber de valor divino, como representantes
que eram do infinito poder dos deuses. Foi a criação da religião mais estável e
mais completa, a teocracia. Os sacerdotes dominavam os guerreiros, que eram
enviados para missões de militares de conquista no estrangeiro.
Na
Grécia a arte coordenou a política num período histórico crítico. Nessa época
foi eliminado o total poder político e mental da casta hereditária e secreta
dos sacerdotes das teocracias. Devido ao seu território acidentado, os
militares dominaram os sacerdotes, assumindo o poder pela força. A civilização
militar da Grécia e de Roma foi criada nas ilhas gregas e nas costas próximas
do Mar Mediterrâneo.
Foram
os artistas que formaram o sistema da religião do politeísmo militar. Eles
criaram ideal de heroísmo e glorificaram a guerra. Foram as artes que criaram
os tipos de coragem, de beleza e de sabedoria fora da casta sacerdotal.
Na
primeira semana do mês de Homero são consagrados os poetas líricos e trágicos
da Grécia, num período de mais de 1300 anos. A semana tem como chefe Ésquilo,
que a termina.
Na
segunda semana estão os escultores, arquitetos e pintores gregos, conforme suas
diferentes escolas e épocas. A semana finda no domingo com Fídias, como chefe.
A
terceira semana se compõe de autores cômicos e satíricos da Grécia e de Roma,
porque, nesse gênero a obra dos romanos pode ser comparada à dos gregos. Isso
não acontecia no caso da tragédia e nas artes da forma. Os autores de fábula
aqui figuram por continuarem a comédia dos costumes humanos. A semana tem como
chefe Aristófanes, que a termina.
Na
quarta semana estão os poetas de Roma, os épicos e os líricos. Virgílio é o
chefe da semana e a termina no domingo. Em cerca de dois séculos e meio, sua
inspiração profética de uma era de paz inspirou os poemas de Virgílio. Sua
influência continua através da Idade Média até ser de novo reformulada por
Dante.
Calendário FILOSÓFICO
para um ano qualquer QUE É
quadro concreto DOS GRANDES
HOMENS Na preparação humana
MÊS
DE HOMERO A POESIA ANTIGA
Segundo
mês do Calendário Histórico Filosófico.
LUNEDIA=segunda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Última coluna é a
correspondência com o calendário júlio=gregoriano em uso.
Os nomes à esquerda
são os tipos humanos nos anos comuns tipo C;
à direita os tipos
adjuntos, para os anos bissextos tipo B.
2º MÊS – Homero
|
||||
A
poesia antiga
Ano C Comum Ano B Bissexto Ano C
|
||||
Lunedia
|
1
|
Hesíodo
|
|
29.jan.
|
Martedia
|
2
|
Tirteu
|
Safo
|
30
|
Mercuridia
|
3
|
Anacreonte
|
|
31
|
Jovedia
|
4
|
Píndaro
|
|
1.fev.
|
Venerdia
|
5
|
Sófocles
|
Eurípedes
|
2
|
Sábado
|
6
|
Teócrito
|
Longus
|
3
|
Domingo
|
7
|
Ésquilo
|
|
4
|
Lunedia
|
8
|
Escopas
|
|
5
|
Martedia
|
9
|
Zeuxis
|
|
6
|
Mercuridia
|
10
|
Ictino
|
|
7
|
Jovedia
|
11
|
Praxíteles
|
|
8
|
Venerdia
|
12
|
Lisipo
|
|
9
|
Sábado
|
13
|
Apeles
|
|
10
|
Domingo
|
14
|
Fidias
|
|
11
|
Lunedia
|
15
|
Esopo
|
Pilpai
|
12
|
Martedia
|
16
|
Plauto
|
|
13
|
Mercuridia
|
17
|
Terêncio
|
Menandro
|
14
|
Jovedia
|
18
|
Fedro
|
|
15
|
Venerdia
|
19
|
Juvenal
|
|
16
|
Sábado
|
20
|
Luciano
|
|
17
|
Domingo
|
21
|
Aristófanes
|
|
18
|
Lunedia
|
22
|
Ênio
|
|
19
|
Martedia
|
23
|
Lucrécio
|
|
20
|
Mercuridia
|
24
|
Horácio
|
|
21
|
Jovedia
|
25
|
Tíbulo
|
|
22
|
Venerdia
|
26
|
Ovídio
|
|
23
|
Sábado
|
27
|
Lucano
|
|
24
|
Domingo
|
28
|
Virgílio
|
|
25
|
Segunda
feira=Lunedia; Terça=Martedia; Quarta=Mercuridia; Qinta=Jovedia;
Sexta=Venerdia
Todos os meses são iguais, de 28
dias e todos começam numa segunda-feira, num lunedia,
terminando
num domingo com o chefe do mês
29 DE JANEIRO: Homero – representante da Poesia Antiga.
HOMERO
HOMERO,
Homer, o maior dos antigos
poetas épicos gregos
(viveu
entre os anos 800 e os anos 700 antes de nossa era, na Jônia, Ásia Menor)
MAIOR DOS POETAS ANTIGOS, MESTRE RELIGIOSO FAZ A UNIDADE SOCIAL
DOS GREGOS
A POESIA ANTIGA. Somente quando a população
atinge uma idade mental que permite a formação da ABSTRAÇÃO e só então é que os
povos conseguem pensar nas qualidades teóricas, isto é abstratas, os fenômenos. O que permite o raciocínio abstrato, necessário para que formassem a idéia de
cada um dos deuses e de seus poderosos atributos. Na infância humana essa idade
se situa após os sete anos de idade, que é o fim da primeira infância. Pode-se
dizer, então, que, ao criar seus primeiros deuses no Politeísmo Teocrático, a
humanidade começa a ser capaz de raciocinar
abstratamente.
Os deuses do Politeísmo nasceram
a partir da adoração dos astros como fetiches maiores, no fetichismo astrolátrico. Essa é a razão de terem os deuses os
mesmos nomes dos astros, como Vênus, Marte, Netuno, Júpiter. Só podem inventar
deuses os povos que sabem abstrair ou tirar das coisas as suas qualidades, em teoria. E os
magos, feiticeiros, pajés, xamãs, bruxos ou sacerdotes só então se tornaram
necessários, para interpretar a vontade dos astros ou dos deuses que lá
moravam, como novos poderes mágicos. Foi
o nascimento dos mestres, dos professores na sociedade humana. São o poder da
opinião.
Na Grécia antiga pela primeira vez no mundo os
homens conseguiram vencer a Teocracia, quando os guerreiros tomaram o poder
político, com o fim da casta sacerdotal.
Foi um passo muito importante na
redução progressiva do poder mental e moral das crenças sobrenaturais sobre os
humanos. A divulgação das narrativas religiosas passou a ser feita sempre pelos
artistas, que se tornaram os
comunicadores da época..
Na Grécia, a poesia de Homero foi
o símbolo da unidade helênica da nação de guerreiros. Os seus dois poemas
fizeram dele o autor de maior influência, fornecendo a base da educação e da
cultura grega, formando o núcleo da educação humana no Império Romano e na
civilização cristã que se seguiu.
HOMERO (entre 800 e 700 antes de Cristo). Permaneceu por muitos séculos o nome de
Homero como o maior e mais típico da poesia antiga bem como do conjunto da arte
antiga. São muitos os motivos: Homero é o maior representante da poesia
primitiva pré-literária; A Ilíada e a Odisséia são os tipos de poesia épica
formando a poesia mais nobre e pura que o mundo já viu; Homero é a fonte mais
importante do conhecimento que temos da existência e da mentalidade da Grécia
primitiva; Homero é o principal fator do progresso intelectual na Grécia, o
tipo e o modelo da arte e do caráter dos gregos.
Na época provável da criação da
poesia homérica uma classe de cantores ou menestréis errantes recitava as
histórias dos tempos passados. Alguns eram poetas criadores; outros repetiram
os cantos conhecidos e faziam adaptações. A unidade dos poemas nos faz crer que
um desses bardos criou a história do núcleo da poesia e esse grande bardo foi
chamado de Homero. A poesia mostra os tipos humanos verdadeiros, com seus
traços claros e característicos.
Homero nos fornece a chave para entrar no mundo grego: seu ideal
religioso e moral domina todas as concepções que ele descreve.
29 DE
JANEIRO.Dia de Hesíodo:
o poeta na criação do politeísmo militar junto com Homero
HESÍODO
Hesiodos
em grego, Hesiodus em latim
(viveu
cerca dos anos 700 antes da nossa era)
ENTRE
OS MAIS ANTIGOS POETAS DA GRÉCIA, CRIOU A POESIA DIDÁTICA GREGA
O Politeísmo Militar Ocidental vence a Teocracia do Oriente
HESÍODO (cerca de 700 antes de
Cristo) pela tradição da Grécia antiga foi o poeta que criou as poesias antigas
da escola da Boécia, na região de Tebas. É um dos primeiros poetas da Grécia
antiga, considerado como o pai da poesia didática. Dois de seus poemas épicos
foram conservados até hoje, que são Os
Trabalhos e os Dias com a descrição da vida no campo e a Teogonia, sobre os deuses e seus mitos.
Hesíodo nasceu em Ascra, na Beócia, que hoje é a Palaioppanagia,
um distrito central da Grécia.
Ele foi um rapsodo, que recitava poesias como profissão, quando
aprendeu a técnica e o vocabulário da arte épica memorizando e recitando as
canções heróicas. Num desses poemas didáticos, Os Trabalhos e os Dias, o autor nos dá sua biografia, que, mais
tarde, na Grécia, passa por ser a biografia de Hesíodo. O pai de Hesíodo veio da
colônia grega de Cyme, na Ásia Menor, ficando em Ascra, na Beócia para melhorar
sua situação como fazendeiro.
A teologia do Politeísmo da época aparece algumas vezes na
descrição das superstições rústicas do poema de Os Trabalhos e os Dias. O tema da religião do Politeísmo é
completamente desenvolvido em sua outra obra, A Teogonia, que é a genealogia dos deuses. Desse modo o conjunto
dos mitos, a grande mitologia dos gregos, é descrita ordenadamente. Ele coloca
ali deuses que não estavam nos poemas de Homero.
No poema A Teogonia o
autor conta a criação do mundo a partir do caos, o nascimento dos deuses e
descreve as suas aventuras. A grande
influência que Hesíodo exerceu sobre a imaginação dos gregos seus
compatriotas lhe deu a fama de ter criado a religião dos gregos junto com
Homero.
Hesíodo
pertence, desse modo, ao lado de Homero, à nova
classe dos sacerdotes – professores, conselheiros, consagradores de opinião
- do Politeísmo Militar da Grécia, a
única civilização que acabou com a Teocracia Sacerdotal do oriente e seu totalitarismo
religioso. A Grécia permitiu desse modo que fossem conhecidos os formadores da opinião como os
artistas, os filósofos e os cientistas que antes permaneciam anônimos dentro da
sagrada e poderosa casta sacerdotal fechada, governante da Teocracia inicial.
AMANHÃ:
Tirteu, a inspiração poética para a ação.
Aqui foi mostrado o resumo das biografias de Homero e de Hesíodo.
As biografias inteiras
podem ser vistas em 0129 01 e seguintes no endereço do CALENDARIO
FILOSOFICO:
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veja na pesquisa do google pelo nome de
CALENDÁRIO FILOSÓFICO
NOVO: Ver no Facebook a página Templo
Positivista
com as fotos dos grandes homens da
humanidade.
FELIZ
QUEM
HONRA SEUS ANTEPASSADOS
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