MARÇO 10: Apolônio de
Tiane e seus muitos milagres.
APOLÔNIO DE TIANE
Apollonius of Tyana
(nasceu cerca do ano 1
de nossa era, em Tiane, na Cappadocia, na Ásia Menor; morreu ano 80)
FILÓSOFO GREGO HERÓI
MÍSTICO ADORADO NO IMPÉRIO ROMANO
A evolução intelectual livre da Grécia antiga
Iniciando a criação da ciência pura abstrata.
Pela primeira vez no mundo acontece nas cidades da Grécia Antiga que pensadores livres
dedicaram sua vida a pesquisar o homem e o mundo. Isto é, a encontrar os fatos
gerais e princípios que governam tudo que somos e que nos envolve.
Desde o século 7º ao 5º antes da nossa era homens como
Tales, Anaximandro, Heráclito, Demócrito se consagraram a fazer o universo
explicado aos humanos. Eles expuseram a filosofia e criaram a ciência como duas
forças novas para o progresso da humanidade.
A criação dos sábios gregos apresenta duas fases: a
primeira, de Tales a Aristóteles estudou a filosofia unida à ciência. A segunda
fase se deu depois de Aristóteles em diante desenvolvendo a ciência separada da
filosofia.
Nesta segunda semana do mês de Aristóteles
se mostram os ideais dos antigos gregos aspirando organizar toda a vida humana
com base nas ciências. Ideais colocados por Pitágoras tendo por base a
Matemática.
A semana termina no
domingo dedicado a Pitágoras, o chefe da semana.
Ver na página www.educalendario.blogspot.com
o
Quadro 0226 C do Mês de
Aristóteles da Ciência Antiga.
O quadro mostra os grandes homens
representantes da criação da ciência abstrata.
NOSSOS ANTEPASSADOS INESQUECÍVEIS
Maiores figuras humanas na antiguidade
que prepararam a civilização do futuro.
FELIZ
QUEM HONRA SEUS ANTEPASSADOS
APOLÔNIO (ano
1-80) nasceu em Tiane, na Capadócia. Ele aprendeu Gramática e Retórica na
cidade de Tarso, onde ninguém pode deixar de supor que ele pudesse encontrar
como estudante o judeu Saul, que viria a ser o grande apóstolo Paulo. Depois se
retirou para Egeu na Cilícia, Ásia Menor, onde estudou medicina e filosofia no
Templo de Esculápio, onde era feito o culto ao deus grego da medicina.
Encontrou-se com Euxene, um pitagórico, que lhe passou o entusiasmo pelo grande
mestre Pitágoras, de modo que ele adotou a disciplina pitagórica e sua maneira
de viver. Ele se absteve de comer animais, de se vestir com suas peles, passou
a dormir no chão e a observar a regra dos cinco anos de silêncio.
Apolônio foi a seguir em viagem pelo oriente, encontrando em
Ninive a Damis, que se tornou seu fiel amigo e seu companheiro de viagem e que
deixou as narrativas de suas aventuras. Eles viajaram juntos ao Egito, para a
África, Itália e Espanha.
Tornou-se um famoso filósofo neo-pitagòrico e professor Sua atuação foi nas costas ocidentais
do Mar Mediterrâneo na Ásia Menor e em especial a cidade de Êfeso. Apolônio
exerceu ali e nas cidades vizinhas uma
grande influência social e moral reprimindo o luxo e a dissipação,
acalmando os ânimos perturbados por meio da fascinação de sua aparência
elevada, digna e de sua natureza superior.
É verdade que foi atribuído a Apolônio de Tiane os poderes de
fazer milagres, o que não foi propagado pelo próprio filósofo. Quem lê a sua
biografia feita por Filostrato não tem a impressão de que ele fosse um impostor
ou um charlatão. Antes fica a impressão de um
homem sinceramente dedicado a seus semelhantes. Ele mostrou grande
interesse na permanência do governo de Roma de governantes sábios. Quando
esteve no Egito ele esteve com Vespasiano e depois com seu filho Tito.
Quando convidado a entrar em conspirações contra o Império Romano,
Apolônio recusou com firmeza. Esse governo do Império não é, diz ele, um
autogoverno da democracia, mas é bem melhor que uma aristocracia ou uma
oligarquia. Ele disse:
“Embora que um homem superior em virtude possa mudar uma
democracia de forma a fazer que pareça uma ditadura; embora o governo de um
homem só, desde que em tudo governe para o bem comum, esse governo será,
propriamente, uma república”.
Na biografia de Apolônio de Tiane feita por Filostrato não se vê
sinal algum de rivalidade com a vida de Cristo ou com algum santo cristão. Por
vários séculos ele foi acusado como um impostor. Mas enfim justiça foi feita a
um homem que, depois de Pitágoras, depois de estabelecido o Império Romano, teve
em vista a renovação do mundo ocidental por meios menos violentos, menos
subversivos e mais humanos que os usados pela igreja cristã primitiva.
Apolônio de Tiane foi um filósofo neo-pitagórico e professor. Seus
ensinamentos influenciaram o pensamento científico por séculos após a sua
morte. Muitos romanos se tornaram adeptos de Apolônio, mantendo o culto
de seu mestre com memoriais e altares em honra ao seu herói religioso.
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