DEZEMBRO 02. DÉCIMO TERCEIRO MÊS:
A Ciência Moderna
De 02 de dezembro a 29 de dezembro
A CIÊNCIA MODERNA
Neste mês é recordado o progresso da ciência após o fim da
Idade média, a partir dos anos 1300. Então tem início a maior revolução
filosófica da história. A pesquisa da verdade se tornou científica. Tomou
conhecimento da forma de criação do mito e de sua utilidade para a vida da
sociedade durante milênios. A revolução mental e moral destrói gradualmente a
veneração dos antepassados e da antiguidade ao mesmo tempo em que constrói a
nova civilização industrial que exige a paz e a fraternidade universal.
A memória dessa evolução moderna é lembrada e reverenciada
no Calendário Filosófico. É a educação da inteligência e dos sentimentos por
meio de seus grandes tipos humanos.
A ORIGINALIDADE DA
CIÊNCIA MODERNA.
Verifica-se nos anais da história como se desenvolveu o raciocínio abstrato ou puro pela pesquisa das relações entre
dos fenômenos abstratos e não apenas pela simples
descrição concreta e catalogação dos objetos ou seres concretos.
A simples, mas trabalhosa descrição é feita na Botânica,
na Zoologia, na Geografia. Que formaram a necessária base para o raciocínio
abstrato.
Na modernidade foram instituídas e constituídas as
ciências por suas leis abstratas
constantes especiais. São as ciências modernas: o conjunto das leis
abstratas dos fenômenos, constantes e infalíveis.
Cada tipo de fenômeno formou uma ciência. Para a medição
da quantidade se estabeleceu o conjunto de leis da Matemática. Para os
fenômenos da natureza temos a Física abstrata ou pura, para os fenômenos da
vida a Biologia abstrata ou pura.
CIÊNCIAS HUMANAS
ABSTRATAS.
Destaca-se a original formação da ciência dos fenômenos da sociedade, a Sociologia. A ciência social é o conjunto
das leis abstratas dos fenômenos da sociedade.
Destaca-se também a original fundação da mais complexa das
ciências, a Psicologia Pura ou
Abstrata, como o conjunto das leis dos
fenômenos da vida individual.
A originalidade da
revolução mental
da modernidade é a formação das ciências humanas abstratas. Antes, desde
a antiguidade, foram feitas pesquisas concretas, apenas descritivas, dos
costumes e dos sentimentos na vida social coletiva e individual. Todas as
religiões produziram conselhos e normas práticas de comportamento regulando a
vida humana em todos os seus aspectos. A pura descrição concreta dos casos
sociais não descobre as leis que regulam a sociedade. Só o conhecimento das
leis abstratas permite a previsão científica na vida social e
individual, na política e na educação.
A formação das duas ciências mais complexas é a
extraordinária fundação das ciências positivas, seguras, infalíveis em abstrato dos fenômenos humanos, as CIÊNCIAS HUMANAS
positivas. São positivas por serem
verificáveis, reproduzíveis, universais, seguras, infalíveis, mas relativas,
condicionadas, não absolutas.
TODOS OS FENÔMENOS
DA REALIDADE. A
ciência moderna com a instituição das CIÊNCIAS HUMANAS completa o estudo
positivo de todos os fenômenos
conhecidos pelo homem. Ou seja, a pesquisa feita por longos milênios pelo
conjunto da sociedade humana descobriu, identificou e classificou todos os fenômenos verificáveis no
mundo. Tanto no mundo da realidade exterior como no mundo interior do homem.
Portanto, foi possível completar a visão do mundo completa, a
filosofia moderna, positiva, segura.
A identificação de todos os fenômenos da realidade não
significa que sabemos tudo em todos os fenômenos. Significa que descobrimos
como são relacionados todos os acontecimentos na realidade. E continuamos,
sempre, como sociedade humana, a pesquisar o conhecimento das leis que governam
esses fenômenos. Porque conhecemos uma pequena parte dessas leis. Sabemos que
não sabemos tudo... Sabemos que não sabemos, não sabemos.
A ciência moderna em sua atualização chegou a um sistema
de saber seguro, verificável, ou seja, chegou a instituir uma FILOSOFIA MODERNA
CIENTÍFICA, uma filosofia positiva.
FILOSOFIA CIENTÍFICA
A Filosofia Moderna se compõe de três partes: a
ESTÉTICA, a CIÊNCIA e a TÉCNICA. A CIÊNCIA comporta a CIÊNCIA PURA ou ABSTRATA
e a CIÊNCIA APLICADA.
De modo geral não específico, a palavra
Ciência é usada para todo e qualquer conhecimento, tanto teórico, abstrato ou puro, tanto como saber aplicado e até mesmo designa as artes e
técnicas, como a ciência médica, a ciência da navegação.
IDENTIFICAÇÃO. Entre todas as significações,
identificamos CIÊNCIA MODERNA como o conhecimento seguro, positivo, confiável,
como o saber que pode ser provado, comprovado, reproduzido. É a ciência
positiva verificável. Com essa condição, ficam fora da garantia de fidelidade
da Filosofia Moderna as hipóteses fantasiosas, as ciências ocultas, a
superstição, a visão transcendente fora da experimentação, o paranormal, os
relatos da tradição, por mais antigos e respeitáveis que sejam seus livros e
seus autores, divinos ou humanos.
CLASSIFICAÇÃO. Quando temos objetos ou
conhecimentos em grande número, para o reconhecimento, registro e ensino,
devemos sempre separá-los em gavetas, tipos ou classes. O mesmo se faz com o
saber. Todos os filósofos fizeram classificações e critérios para formar a
escala de valor de cada tipo de conhecimento.
A TEORIA E A PRÁTICA, O ABSTRATO E O CONCRETO.
O conhecimento humano pode ser separado em classes. Uma escala
de valor pode ser feita partindo do que é prático, descritivo, aplicado, no
estudo dos objetos, isto é, dos seres. A descrição dos seres é o saber
concreto, como a Botânica, a Zoologia, a Geografia, a Estatística.. Aumentando
a abstração ou teoria se chega a conhecimentos teóricos de máxima abstração, o saber
abstrato ou puro, como a teoria na Matemática pura, na Física, na
Química.
A abstração permite que estudemos os objetos,
as coisas, só por suas propriedades, abstraindo-se o objeto concreto, ou cada
coisa em particular. De
uma multidão de pessoas pode-se estudar sua quantidade, sua posição numa praça
redonda ou quadrada, sua movimentação, se estão em movimento, se exercem alguma
força, se estão revoltados contra o governo ou em comemoração festiva. Esses
acontecimentos são propriedades ou FENÔMENOS que percebemos dos objetos
concretos. Chama-se, por exemplo, NÚMERO CONCRETO o número de coisas que temos,
como 3 laranjas, 2 maçãs. Se falamos do número sem pensar e dizer as coisas,
estaremos falando do NÚMERO ABSTRATO, como: 2 mais 3, igual a 5. Assim 5 indica
apenas a quantidade, sem falar de quais coisas, já que nos ABSTRAÍMOS das
coisas, dos objetos concretos. O número 5 como abstração vale para o geral das
coisas, permita a generalização, que é a validade geral. Os conceitos abstratos
são gerais, permitem a generalização.
A noção de ABSTRAÇÃO é muito importante.
Estamos constantemente pensando ora em noções concretas e ora em noções
abstratas. Ou seja, em conhecimentos concretos de coisas e conhecimentos
abstratos de acontecimentos, de FENÔMENOS. Por exemplo, em Botânica ou em
Zoologia, fazemos a descrição das plantas ou dos animais, com sua
identificação, seu registro, classificação. Estamos fazendo um estudo das
coisas, um estudo concreto, não abstrato, não separado, dos seres. Já em
Matemática estudamos o fenômeno QUANTIDADE, ou seja, o quanto existe.
Os homens, através dos séculos, descobriram
que a abstração permite conhecimentos gerais, abrangentes, válidos para muitos
fins e situações. O abstrato permite descobrir relações válidas, CONSTANTES
para muitas coisas, muitos objetos variados, muitas situações variadas.
Encontraram a CONSTÂNCIA no meio da grande variedade que existe no mundo. São
as LEIS ABSTRATAS. Por exemplo, as mais simples leis estão na Aritmética, do
2+2=4, uma relação constante, para todos os corpos, NUM PLANO ABSTRATO. Nesse
plano de raciocínio não há exceções, as leis são permanentes, constantes, infalíveis.
As leis abstratas são, portanto, gerais,
permitem a GENERALIDADE. Chegamos, assim, a saber que as noções abstratas levam
a noções gerais. A ABSTRAÇÃO permite a GENERALIZAÇÃO. Quanto mais abstratos os
conhecimentos, mais simples. Quanto mais concretos, mais especiais, mais
complexos são os conhecimentos. Por exemplo, o estudo matemático é o mais
abstrato, só levando em conta a quantidade, a forma, o movimento. Não pesquisa
no corpo se é pesado, se quente, se sonoro, se é vivo. No estudo da Sociologia
e da Psicologia, muitos fenômenos influem, como o número de pessoas, se há
fome, se há condições extremas de clima, ou econômicas: a complexidade é
enorme.
FENÔMENOS. Colocados em ordem
de complicação, TODOS os fenômenos COMPROVADOS ou científicos que existem na
realidade são: matemáticos, astronômicos, físicos, químicos, biológicos,
sociológicos e psicológicos:
1 Matemáticos: são os
fenômenos de quantidade, no Cálculo; de forma, na Geometria; de movimento, na
Mecânica teórica;
2 Astronômicos, dos
astros;
3 Físicos, da
natureza;
4 Químicos, de
composição e decomposição;
5 Biológicos,
fenômenos da vida;
6 Sociológicos,
fenômenos da sociedade;
7 Psicológicos, de
comportamento individual.
Nessa escala de complexidade crescente pode-se
verificar que cada degrau depende dos mais simples e não depende dos mais
complexos, quando estudados em abstrato. Essa escala tem generalidade
decrescente. Ou seja, em matemática todos os corpos podem ser contados; os
corpos vivos são mais raros do que os inertes; os fenômenos da psicologia só
podem ser observados nos animais e no animal homem.
O resultado é uma relação de apenas sete ciências ABSTRATAS, de leis dos
fenômenos. Na grande expansão das especialidades científicas teóricas e
aplicadas, junto com o espantoso progresso das técnicas, podemos testar se
fenômenos comprovados cabem na relação conhecida, mostrada pela primeira vez
pelo filósofo Augusto Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, de 1842, há
mais de 150 anos atrás.
As recentes descobertas da energia nuclear, do
transistor e do circuito integrado, do processador eletrônico, das viagens
interplanetárias, todas incluem fenômenos que estão colocados dentro da
classificação das sete ciências. Mas as ciências ocultas, as teorias
religiosas, as ciências dos espíritos sobrenaturais, não estão lá, a não ser na
sua importante participação em todas as civilizações do passado, em Sociologia,
nos registros dos anuários da História.
As ciências ABSTRATAS formam o núcleo, o
resumo ou essência do conhecimento. Nos manuais de Engenharia, em todos os
idiomas, antes dos dados particulares de cada especialização, são colocadas as
LEIS ABSTRATAS da matemática e da física, aplicadas na técnica. Por exemplo,
para projetar uma alavanca, basta consultar as leis abstratas da mecânica para
calcular o comprimento dos braços da peça. Para projetar a asa de um avião,
consultam-se as leis abstratas da mecânica dos fluidos, para obter a previsão
de como ocorrerá a sustentação da aeronave durante o vôo.
A série enciclopédica das sete ciências
ABSTRATAS é o conhecimento básico necessário para todas as profissões. Constituem
a concentração do conhecimento MÍNIMO para as aplicações nas especializações. O
que é feito desde as mais simples técnicas matemáticas até a solução dos mais
complexos problemas sociológicos aplicados, na Ciência Política e nas crises de
conduta pessoal em Psicologia Aplicada.
O estudo do saber ABSTRATO reduz os custos e os prazos do
ensino, evitando a aprendizagem das aplicações nas especialidades durante o
estudo das teorias básicas necessárias, no âmbito do raciocínio da ABSTRAÇÃO. A
especialização será feita depois, sobre essa base abstrata, segura, positiva,
comprovada.
No Calendário Histórico é mostrada a evolução
das ciências desde a Astronomia dos antigos, de Copérnico até a Psicologia de
François Broussais e de Franz Gall até a Sociologia e a Psicologia de Augusto
Comte em nossos dias.
Calendário FILOSÓFICO
para um
ano qualquer QUE É
quadro concreto DOS GRANDES HOMENS Na
preparação humana
MÊS
DE BICHAT A CIÊNCIA MODERNA
Décimo terceiro e
último mês do Calendário Histórico Filosófico.
LUNEDIA=segunda-feira;
MARTEDIA=terça; MERCURIDIA=quarta;
JOVEDIA=quinta;
VENERDIA=sexta-feira.
Última coluna é a correspondência
com o calendário júlio=gregoriano em uso.
Os nomes à esquerda são os tipos
humanos nos anos comuns C; à direita os tipos adjuntos,
para os anos bissextos B.
A data para os tipos adjuntos
nos anos bissextos é o dia anterior a
partir 1º de março.
Por exemplo, neste mês o adjunto Tycho Brahe será no dia 3
dez menos 1=2 dez. Halley será dia 3 dez.
13º MÊS – Bichat
|
||||
A
ciência moderna
|
||||
Lunedia
|
1
|
Copérnico
|
Tycho Brahe
|
3.dez.
|
Martedia
|
2
|
Kepler
|
Halley
|
4
|
Mercuridia
|
3
|
Huyghens
|
Varignon
|
5
|
Jovedia
|
4
|
Jacques Bernouilli
|
Jean Bernouilli
|
6
|
Venerdia
|
5
|
Bradley
|
Römer
|
7
|
Sábado
|
6
|
Volta
|
Sauveur
|
8
|
Domingo
|
7
|
GALILEU
|
|
9
|
Lunedia
|
8
|
Viete
|
Harriott
|
10
|
Martedia
|
9
|
Wallis
|
Fermat
|
11
|
Mercuridia
|
10
|
Clairaut
|
Poinsot
|
12
|
Jovedia
|
11
|
Euler
|
Monge
|
13
|
Venerdia
|
12
|
D’Alembert
|
Bernouilli
|
14
|
Sábado
|
13
|
Lagrange
|
Fourier
|
15
|
Domingo
|
14
|
NEWTON
|
|
16
|
Lunedia
|
15
|
Bergmann
|
Scheele
|
17
|
Martedia
|
16
|
Priestley
|
Davy
|
18
|
Mercuridia
|
17
|
Cavendish
|
|
19
|
Jovedia
|
18
|
Guyton-Morveau
|
Geoffroy
|
20
|
Venerdia
|
19
|
Berthollet
|
|
21
|
Sábado
|
20
|
Berzélio
|
Ritter
|
22
|
Domingo
|
21
|
LAVOISIER
|
|
23
|
Lunedia
|
22
|
Harvey
|
Carlos Bell e Barthez
|
24
|
Martedia
|
23
|
Boërhaave
|
Stahl
|
25
|
Mercuridia
|
24
|
Lineu
|
Bernardo de Jussieu
|
26
|
Jovedia
|
25
|
Haller
|
Vicq-d’Azyr
|
27
|
Venerdia
|
26
|
Lamarck
|
Blainville
|
28
|
Sábado
|
27
|
Broussais
|
Morgagni
|
29
|
Domingo
|
28
|
GALL
|
|
30
|
Segunda
feira=Lunedia; Terça=Martedia; Quarta=Mercuridia; Qinta=Jovedia;
Sexta=Venerdia
Todos os meses são iguais, de 28 dias e todos
começam numa segunda-feira, num lunedia,
terminando num domingo
com o chefe do mês
DIAS FERIADOS FORA DA
CONTAGEM NORMAL DA SEMANA
O Calendário com 13 meses cada um tendo 28 dias somam
364 dias. Falta então um dia para completar os 365 dias do ano comum. E falta
mais um dia nos anos bissextos que possuem 366 dias.
.Um dia para completar o total do 365 dias é colocado
fora da contagem nas semanas, nos anos comuns como
o dia complementar, feriado da – Comemoração
Universal dos Antepassados
e
nos anos bissextos é colocado o feriado do dia da – Festa geral das Santas Mulheres
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